A otoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir deformidades ou irregularidades na orelha, muitas vezes associadas a orelhas proeminentes ou orelhas em abano. Orelhas de abano são aquelas que têm uma projeção exagerada em relação à cabeça. Embora em alguns casos essa condição seja bastante óbvia, em outros, a percepção pode variar de acordo com a avaliação individual.
A técnica cirúrgica depende da deformidade apresentada. O objetivo é criar um ângulo entre a orelha e a cabeça mais fechado através da remodelação da cartilagem.
É importante considerar o contexto estético do rosto e da cabeça, pois esses fatores podem influenciar a forma como percebemos a aparência das orelhas.
A orelha apresenta grande crescimento até os 5 a 6 anos. A partir desta idade já é possível a cirurgia. A otoplastia realizada na infância tem a vantagem de evitar estigmas e apelidos indesejáveis, comuns na fase escolar.
Logo após a remoção do curativo, é possível observar cerca de 80% do resultado desejado, embora o inchaço e a vermelhidão (equimose) ainda estejam presentes. Somente após seis meses, alcançaremos o resultado definitivo, uma vez que esse é o período necessário para que a cicatriz amadureça completamente.
Agende sua consulta por meio do WhatsApp e saiba tudo o que a cirurgia plástica pode fazer por você.